Massa:
500 g de farinha
2 colheres de sopa de manteiga
2 dl de água
sal
200 g de manteiga (aprox.)
açúcar em pó
Recheio:
250 g de açúcar
12 gemas de ovos
1,5 l de água
Preparação
Peneire a farinha várias vezes para dentro de um alguidar e faça uma cova no meio onde deve deitar a manteiga (ou margarina) derretida. Misture.
Aqueça a água onde previamente dissolveu o sal. Adicione a água, pouco a pouco, à farinha, trabalhe bem todos os elementos, amassando até a massa se despregar das mãos. Molde a massa em bola e coloque num prato previamente polvilhado com farinha. Polvilhe a massa também com um pouco de farinha e cubra com uma tigela aquecida. Deixe repousar durante 30 minutos pelo menos.
Faça ferver, durante 3 minutos, o açúcar com a água e deixe arrefecer. Misture depois as gemas batidas e leve novamente ao lume, mexendo sempre com uma colher de pau até ferver. Retire do lume, continuando a mexer. Depois deixe num recipiente frio e deixe arrefecer por completo.
Estenda um pano sobre a mesa. Pincele a superfície da massa com um pouco de manteiga derretida (ou azeite) e começe a retirar bocadinhos de massa, que se estendem, primeiro, com o rolo, e, depois, se esticam com os dedos, tendo o cuidado de não romper a massa. Esta deve ficar tão fina como uma folha de papel de seda. Antigamente, estendia-se a massa no chão com um lençol branco muito bem lavado por baixo da massa e, por cima outro lençol. Depois, a massa era estendida com os pés (a pessoa passava por cima do lençol até que a massa ficasse quase transparente.
Corte esta massa em rectângulos com 14 cm por 10 cm. As bordas de massa espessas não devem ser aproveitadas para as folhas dos pastéis.
Derreta a manteiga (ou margarina) em banho-maria. Depois sobreponha quatro folhas de massa, pincelando-as com manteiga derretida à medida que se vão sobrepondo.
Coloque duas colheres de sopa de ovos-moles sobre o rectângulo de massa (com quatro folhas) e enroleo pastel. Dobre as pontas para cima e levam-se os pastéis a cozer rapidamente em forno forte. Polvilhe com açúcar em pó (o chamado “açúcar inglês”).
Nota: Esta receita foi extraída do site http://www.maisreceitas.info/receita-pasteis-de-tentugal/